12º Batalhão


Comandante: MAJ QOPMC Gerson Nascimento Costa Bitar Bandeira.

Assumiu o comando em 15 de Julho de 2019

Subcomandante: CAP QOPMC Janete Brito Cabral

Assumiu o subcomando em 13 de janeiro de 2020

 


Sobre o 12º BPM - Oiapoque

A presença da Polícia Militar no Município do Oiapoque remonta a década de 80, quando esta foi implantada no local devido principalmente ao grande fluxo de pessoas, principalmente por conta da fronteira com a Guiana Francesa. Essa “integração” acabou trazendo ao lado brasileiras muitas ocorrências de caráter infracional e criminoso, se fazendo necessária a presença valoroza da Polícia Militar do Amapá, a fim de controlar de forma organizada e sistemática a criminalidade naquele local.

O efetivo já pertenceu ao 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental e ao 7º BPM - Porto. Após o desligamento desta OPM, foi instituida então como Companhia Independente do Oiapoque (CIO).

Somente há 10 (dez) anos, através da Lei Complementar nº 063 de 06 de Abril de 2010, que foi criado o 12º Batalhão de Polícia Militar - Oiapoque.

Sua área de atuação compreende os municípios de Oiapoque e Calçoene e as localidades do Carnot, Vila Vitória e Lourenço.
O batalhão realiza o policiamento ostensivo, fiscalização de trânsito em motocicletas e veículos e, eventualmente, com uma lancha, que realiza o policiamento fluvial em abordagens a embarcações no Rio Oiapoque.

Na circunscrição do Batalhão, no município de Oiapoque, o BPM Oiapoque atende os 12 bairros (acesso via terrestre), a Vila velha do Cassiporé (acesso via terrestre e fluvial), Vila Brasil e Ilha Bela (acesso via Fluvial). No município de Calçoene, atende as Localidades do Carnot e Lourenço.

O efetivo do batalhão conta, em Oiapoque, com cerca de 54 policiais. Em Calçoene o efetivo é de 24. Nos Distritos de Lourenço e Carnot, respectivamente, com efetivo pronto 11 e 06 militares, totalizando o efetivo total 96 policiais militares.

Além do trabalho de repreensão realizado, o 12° BPM realiza na área da educação o Programa Educacional de Resistência as Drogas -PROERD. Ele é promovido em conjunto com as escolas estaduais e municipais. O programa trabalha a valorização dos conceitos e opiniões na vida de crianças e adolescentes quanto à resistência as pressões das drogas.


12º BPM Oiapoque
Endereço:
BR. 156 Km 01 n° 3010. Bairro: Universidade - Oiapoque - AP

Telefones:

190

3521-1151

98102-7275 (disk-denúncia e Whatsaap)



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá