2º Batalhão

2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - ZONA NORTE DE MACAPÁ

ComandanteTENENTE-CORONEL QOPMC ANDRÉ LUIZ DIAS DA COSTA

Sub ComandanteMAJOR QOPMC JONAS ROGÉRIO MEGUINS TELES

SOBRE O 2º BATALHÃO – VEIGA CABRAL:

O 2° Batalhão de Polícia Militar foi criado em 31 de maio de 1991, através do Decreto n° 080, publicado no Diário Oficial do Estado do Amapá n° 102, de 03 de junho de 1991, competindo-lhe a responsabilidade do policiamento da área Norte da cidade de Macapá. A Unidade Policial Militar foi homenageada com o nome de uma personalidade heroica da história amapaense, Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, passando a ser denominada historicamente de 2° Batalhão Veiga Cabral, cujo símbolo é um falcão, ave dotada de grande força, persistência e sagacidade, o que representa os valores dos policiais militares pertencentes a esta Unidade Operacional.

Atualmente a área de atuação do 2° Batalhão Veiga Cabral se estende desde a Ponte Sérgio Arruda até a Ilha Redonda, compreende 24 bairros, os Conjuntos Habitacionais, Macapaba 1 e 2 e Mestre Oscar, loteamentos e bairros planejados, e que, por meio do policiamento ostensivo motorizado, de moto e a pé, diuturnamente, dispensa à comunidade um trabalho de excelência. Sua estrutura está dividida em três áreas de Polícia Comunitária, possuindo base ativa na UPC do Habitacional Macapaba, inaugurada, em dezembro de 2020.

Conta também com a modalidade de Policiamento Escolar, implementada em 2008, onde atende cerca de 49 escolas das redes estadual, municipal e particular e o Instituto Federal do Amapá – IFAP, contribuindo com ações de fomento à educação de crianças e adolescentes, através da realização de palestras e monitoramento da violência e criminalidade na área educacional.

No 2° Batalhão são desenvolvidos oito (8) projetos sociais, Anjos da Comunidade, Escolinha de Futebol Falcão, Peixinhos Voadores (polo Falcão), Campeões da Zona Norte Team, Polo Cidadão Mirim, Primeiro Passo, Ginga par vida e Nocauteando as drogas e finalizando a violência, contando no início do ano de 2023, com mais de oitocentas e setenta crianças e adolescentes matriculados nos projetos.

Ao longo de seus 32 anos de existência, o 2° Batalhão teve 26 oficiais comandando, e passou por muitos aprimoramentos técnico-profissionais, além de melhoramentos estruturais, resultando no que hoje vemos, uma Unidade Operacional eficiente e com boa receptividade pela comunidade da Zona Norte de Macapá, servindo como modelo para outras Unidades Operacionais do Estado e do País.

O 2° Batalhão Veiga Cabral da Polícia Militar do Amapá, completou 32 anos de criação, neste 31 de maio de 2023, e agradece a toda sociedade amapaense, e aos que aqui se encontram, pelo reconhecimento de sua trajetória de lutas e conquistas, e segue, com dedicação, a sua missão de proteger o cidadão amapaense.

Endereço:
Rodovia BR-210, Nº 1989, KM 0, Bairro Infraero I, Macapá -AP.

Telefone:

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030