Batalhão Ambiental
BATALHÃO AMBIENTAL - BA

HISTÓRICO

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi criado através da lei complementar n° 015, de 09 de maio de 1997, mas só em 1° de fevereiro de 1998 foi implantado e passou a exercer efetivamente as atividades de policiamento ambiental.

Em pouco tempo de existência e em virtude de sua importância a unidade ambiental da PMAP passou a ser uma referência na Amazônia, exemplo disso que, em fevereiro de 2000 foi realizado em Macapá o “1° PRIMEIRO ENCONTRO DE POLÍCIAS MILITARES DA AMAZÔNIA”, com a presença de representantes de todas as Polícias Militares da Amazônia legal (PA, AC, RO, RR, AM, MA, MT e TO) e de autoridades nacionais que vieram prestigiar o evento.

Atualmente, o BPMA tem como responsabilidade a execução do policiamento ambiental em todo o Estado, através de seus destacamentos distribuidos em alguns municípios do Estado, sendo o Comando do Batalhão de Policiamento Ambiental localizado na cidade de Santana.

Ao Batalhão Ambiental compete, além das atividades de policiamento ostensivo fardado e preservação da ordem pública, atuar na proteção e conservação do meio ambiente do Estado do Amapá, conjuntamente com os órgãos e entidades legalmente competentes para atuar na defesa ambiental. Seu efetivo é constituído por Geógrafos; Biólogos; Engenheiros Florestais, de Pesca e Ambiental, dentre outros especialistas, todos policiais militares imbuídos em apresentar uma nova percepção à sociedade quanto à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para presentes e futuras gerações.

O Batalhão Ambiental interage com as comunidades tradicionais de todo o Estado do Amapá, através de ações educativas no processo de gestão ambiental, buscando sensibilizar no povo amapaense, o sentimento de responsabilidade com a preservação da natureza, patrimônio maior da humanidade.

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá