Batalhão de Força Tática


BATALHÃO DE FORÇA TÁTICA

Comandante: TEN CEL QOPMC Aldinei Borges de Almeida

Assumiu o Comando em 12 de agosto de 2019

 

Subcomandante: MAJ QOPMC Max Cláudio Fernandes de Almeida

Assumiu o Subcomando em 12 de janeiro de 2017

 

 

Sobre o Batalhão da Força Tática

 No dia 04 de dezembro de 2020 o Batalhão de Força Tática fará aniversário de 03 (três) anos de criação. Mas a sua história começou em 2008 com a criação da Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado – CRPM. Em virtude de um excelente desempenho no atendimento de ocorrências e no trabalho preventivo, no dia 06 de abril de 2010 foi editada a Lei Complementar nº 063 que alterou o Quadro Organizacional da PMAP, transformando a CRPM em 10° BATALHÃO DE RADIOPATRULHAMENTO MOTORIZADO – BRPM.

Em outubro de 2017 esta Unidade realizou o 1º CURSO DE FORÇA TÁTICA da história da Polícia Militar do Amapá, com o objetivo de capacitar os militares desta Unidade a um novo modelo de policiamento, visando um melhor atendimento ao cidadão. Já o 2º CURSO DE FORÇA TÁTICA foi realizado em 2019, visando aumentar o efetivo do Batalhão e capacitar novos militares que passariam a compor a unidade operacional.

Desta forma o então BRPM através da portaria Nº076/2017, publicada no dia 04 de dezembro de 2017, passou a ter NOVA ESPECIALIZAÇÃO atuando como BATALHÃO DE FORÇA TÁTICA, com uma NOVA MISSÃO institucional, que é atuação de suas equipes preferencialmente em regiões que apresentem elevados índices de criminalidade, considerados especialmente os roubos e tráfico de entorpecentes. Além disso, com a atividade operacional especializada como segundo esforço, criou-se uma DOUTRINA DE ATUAÇÃO para os policiais que compõe a unidade.

Suas PRINCIPAIS AÇÕES são: a prevenção setorizada, repressão ao crime organizado ou em locais com altos índices de crimes violentos, ocorrências de vultos, eventos de importância, controle de tumultos de pequenas dimensões.

A criação da Força Tática no Amapá visa reforçar o contingente de militares e prevenir a ocorrência de ilícitos penais, além de obter uma resposta mais enérgica no desenvolvimento de ações operacionais, atuando além da capital, Macapá, também no município de Santana e, conforme a necessidade, em todo o território do Estado do Amapá.

 

Endereço: 
O Batalhão de Força Tática está localizado dentro do Comando Geral da PMAP, situada na Rua Jovino Dinoá, Beirol, Macapá-AP.

 

Telefone

190

Disk Denúncia 99157-3131

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá