Batalhão de Força Tática

BATALHÃO DE FORÇA TÁTICA

HISTÓRICO

Conforme o Art. 3º da Lei Complementar nº 0043 de 02 de outubro de 2008, foi criada como Órgão de Execução, a Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado – CRPM. Esta Unidade tinha como responsabilidade o policiamento ostensivo motorizado cobrindo toda a cidade de Macapá, além de servir como tropa de apoio para os Batalhões Territoriais durante ocorrências de maiores proporções. Nesse sentido, a companhia apresentava como destaque o grande número de atendimento de ocorrências acionadas pelo CIODES.

Posteriormente, em virtude de um excelente desempenho no atendimento de ocorrências e no trabalho preventivo, no dia 06 de abril de 2010 foi editada a Lei Complementar nº 063 que alterou o Quadro Organizacional da PMAP, transformando a CRPM em 10° BATALHÃO DE RADIOPATRULHAMENTO MOTORIZADO – BRPM. Assim, com a passagem ao “status” de Batalhão, a sua missão continuou sendo a mesma, porém reforçada com a adoção do patrulhamento motorizado em motocicletas, o que fez aumentar os seus índices de atendimento de ocorrências e êxito na atuação diante das mesmas.

Em Outubro de 2017 esta Unidade realizou o 1º Curso de Força Tática da história da Policia militar do Amapá, com o objetivo de capacitar os militares desta Unidade a um novo modelo de policiamento, visando um melhor atendimento ao cidadão.

Desta forma o BRPM através da portaria Nº076/2017, publicada no dia 04 de dezembro de 2017, passou a ter nova especialização atuando como BATALHÃO DE FORÇA TÁTICA, com uma nova missão institucional, que é atuação de suas equipes preferencialmente em regiões que apresentem elevados índices de criminalidade, considerados especialmente os roubos e tráfico de entorpecentes.

Suas principais ações são: a prevenção setorizada, repressão ao crime organizado ou em locais com altos índices de crimes violentos, ocorrências de vultos, eventos de importância, controle de tumultos de pequenas dimensões.

A criação da Força Tática no Amapá visa reforçar o contingente de militares e prevenir a ocorrência de ilícitos penais, além de obter uma resposta mais enérgica no desenvolvimento de ações operacionais, atuando além da capital, Macapá, também no município de Santana.

Este ano, esta respeitada Unidade comemora 10 anos de relevantes serviços prestados à sociedade amapaense.

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá