BOPE
BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS - BOPE

HISTÓRICO

O 5º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, denominado de: Batalhão de Operações Especiais, foi criado através do Decreto Lei nº. 6803, de 06 de dezembro de 2002, com o objetivo de apoiar o Comando Geral da PMAP e as unidades de áreas em ocorrências de maior grau de complexidade, que requeiram a atuação de uma tropa dotada de técnicas e armamentos especiais.

O Bope divide-se em:

1ª CIA – ROTAM — RONDAS OSTENSIVAS TÁTICAS MOTORIZADAS têm a Missão de realizar o patrulhamento tático na capital e no interior do Estado, combatendo principalmente roubos a mão armada em estabelecimentos comerciais, bancários e residenciais. A ROTAM destaca-se na efetivação do maior número de prisões de criminosos de alta periculosidade, valendo-se de sua grande capacidade de perícia em motocicletas, mobilidade e das técnicas utilizadas por seus componentes.

2ª CIA – CHOQUE – responsável por ações de controle de distúrbios civis sendo também utilizada no policiamento de grandes eventos e em situações de crises em estabelecimentos prisionais. A tropa é altamente treinada para empregar armamento e munições não-letais, destacando-se pelo bom desempenho em suas ações e demonstrando alto grau de profissionalismo.

3ª CIA – COE – COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS, destaca-se por sua aptidão em operações de alto risco em áreas urbana e rural, tais como:

· Busca e captura de marginais homiziados; Escolta e segurança de pessoas;

· Operações em estabelecimentos prisionais;

· Ocorrências com reféns,

· Ações Anti-bombas e contra-bombas;

· Missões Especiais.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá