CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - CFA
Comandante: MAJ Marcio Allan Rodrigues Assunção
Assumiu o Comando em 26 de fevereiro de 2020
Sub Comandante: CAP Sara Farias Souza
Assumiu o Sub Comando em 26 de fevereiro de 2020
Sobre o Centro de Formação e Aperfeiçoamento
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMAP – CFA, foi criado em 1976, subordinado diretamente ao Chefe da então 3ª Seção do Estado Maior Geral – EMG. O Centro funcionou inicialmente em uma sala que funcionava no prédio do Comando Geral. Sua denominação inicial foi de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP e teve como finalidade atender a necessidade de formação de Soldados para a recém criada Polícia Militar do Amapá. O primeiro comandante da Unidade foi o 2º Ten Kleverton Carvalho Cavalcante Souza.
A primeira turma foi formada no dia 26 de novembro de 1976, com 35 soldados, os quais tiveram como instrutores Oficiais oriundos do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de Sergipe e foram monitores os recém sargentos formados nos Estados de Goiás e Minas Gerais.
Somente 10 anos após sua criação o CFA ganhou prédio próprio, dentro da área do complexo do Comando Geral da PMAP, foi em 03 de fevereiro de 1986, com quatro salas de instrução, alojamentos, salas do comando e administração, o prédio ganhou o nome de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “CAP PM FRANCISCO CHAGAS DA SILVA”, nome dado em homenagem a um Oficial que muito se dedicou ao ensino na PMAP.
Em 1989, foi formada a 13ª Turma de soldados PM, onde 75 policiais eram do sexo feminino, logo as primeiras policiais femininas a ingressar na Polícia Militar do Amapá.
No período de 03 de dezembro de 1990 a 19 de abril de 1991, foi realizado o 1° Curso de Sargentos da Polícia Militar do Amapá, o que até então só era realizado fora do Estado.
No ano de 1998, para suprir a carência de Oficiais de administração, a Policia Militar realizou no mês de agosto, o primeiro Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA), habilitando Subtenentes para serem nomeados ao posto de 2° TEN QOA.
Devido à expansão dos serviços executados pelo CFA, o Comando da Polícia Militar achou por bem alterar o nome para Centro de Formação e Aperfeiçoamento, com a finalidade de atender não somente a Formação de Praças, mas, também a habilitação de Oficiais, cursos de aperfeiçoamento e demais cursos necessários a carreira policial militar.
Endereço:
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento está localizado dentro do Comando Geral da PMAP, situada na Rua Jovino Dinoá, Beirol, Macapá-AP.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal