CFA
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMAP (CFA) foi criado em 1976, subordinado diretamente ao Chefe da então 3ª Seção do Estado Maior Geral – EMG. O Centro funcionou inicialmente em uma sala que funcionava no prédio do Comando Geral. Sua denominação inicial foi de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP e teve como finalidade atender a necessidade de formação de Soldados para a recém-criada Polícia Militar do Amapá. O primeiro comandante da Unidade foi o 2º Ten Kleverton Carvalho Cavalcante Souza.
 
A primeira turma foi formada no dia 26 de novembro de 1976, com 35 soldados os quais tiveram como instrutores Oficiais oriundos do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de Sergipe e foram monitores os recém-sargentos formados nos Estados de Goiás e Minas Gerais.
 
Somente 10 anos após sua criação o CFA ganhou prédio próprio, dentro da área do complexo do Comando Geral da PMAP, foi em 03 de fevereiro de 1986, com quatro salas de instrução, alojamentos, salas do comando e administração, o prédio ganhou o nome de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “CAP PM FRANCISCO CHAGAS DA SILVA” nome dado em homenagem a um Oficial que muito se dedicou ao ensino na PMAP.
 
Em 1989, foi formada a 13ª Turma de soldados PM, onde 75 policiais eram do sexo feminino, as primeiras policiais femininas a ingressar na Policia Militar do Amapá.
 
No período de 03 de Dezembro de 1990 a 19 de Abril de 1991, foi realizado o 1° Curso de Sargentos da Polícia militar do Amapá, o que até então só era realizado fora do Estado.
 
No ano de 1998, para suprir a carência de Oficiais Administrativos, a Policia Militar realizou no mês de agosto, o primeiro Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA), habilitando Subtenentes para serem nomeados ao posto de 2° TEN QOA.
 
Devido a expansão dos serviços executados pelo CFA, o Comando da Polícia Militar achou por bem alterar o nome para Centro de Formação e Aperfeiçoamento, com a finalidade de atender não somente a Formação de Praças mas, também a habilitação de Oficiais.
 
Em dezembro de 2016, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento formou 56 novos Oficiais Combatentes, realizando no Amapá o primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO). Antes a formação dos oficiais combatentes amapaenses acontecia em outros estados, onde os policiais passavam três anos estudando em academias de outras corporações. Essa formação faz parte de um dos momentos mais importantes e histórico para a corporação amapaense.
 


NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá