Colégios Militares

 

Atualmente a Polícia Militar do Amapá dispõe de dois Colégios Militares, localizados em Macapá e Santana.

Em Macapá, Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, localizada no Bairro Zerão;

Em Santana, Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na Baixada do Ambrósio, na Área Portuária desta cidade.

 

- ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO MESSIAS GONÇALVES DA SILVA

 

A Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, foi criada em 04 de Janeiro de 2002. Localizada no Bairro Zerão, a Escola tornou-se realidade através do esforço da comunidade, feito pela Associação dos Moradores.

O nome escolhido para a escola foi uma homenagem ao geógrafo Antônio Messias Gonçalves da Silva, poeta e professor da Universidade Federal do Amapá, morador do Bairro Zerão e membro da Associação de Moradores.

No ano de 2016, começaram os preparativos para que a escola Antônio Messias passasse para Gestão da Policia Militar do Amapá, fato concretizado em 2017, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Educação e a Polícia Militar do Amapá.

No segundo ano de gestão da Polícia Militar na Escola, os resultados já são colhidos, destacando que a Escola Antonio Messias foi da posição 50 para a 6ª posição no ranking das escolas públicas do ENEM 2017. Resultados que só são possíveis graças ao empenho de alunos, professores e colaboradores da Escola que acolheram o novo modelo de ensino

A escola possui ensino fundamental 2 e Ensino Médio, com efetivo de 992 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), e tem como Comandante da Escola Antonio Messias, Capitã PM Sara Farias Souza.

 

-  ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO

 

Criada em 1990, a Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco adotou em 2018, após 28 anos de existência, o novo modelo de ensino de gestão compartilhada entre a Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) e a Secretaria de Estado de Educação (Seed), um ato aprovado pela comunidade durante uma audiência pública em novembro de 2017. A instituição passou a ser a segunda escola da rede estadual a ser administrada pela PMAP.

Localizada na baixada do Ambrósio, na Área Portuária de Santana, a Escola Afonso Arinos atende 717 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde, e tem como Comandante da Tenente Leandro Cruz.

A instituição passou por uma reforma e adquiriu novos equipamentos com investimentos de R$ 350 mil. A escola é 100% monitorada com 32 câmeras, conta com 12 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva e complexo administrativo, além de possuir corpo docente completo.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá