Coordenadoria de Atendimento Operacional do CIODES

O Centro de Integração de Operações de Defesa Social (CIODES) do Estado do Amapá foi criado com o objetivo de centralizar as informações para que os órgãos de defesa possam atuar de forma complementar e harmõnica otimizando as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população.

Criado pela lei 10.016 de 30 de junho de 2006 e inaugurado no dia 13 de julho de 2006. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) é um departamento vinculado à Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que trabalha de forma integrada como órgão gerenciador das ações de atendimento das chamadas de urgência e emergência.

Tem por competência centralizar e otimizar os serviços de atendimento e despacho de ocorrência de emergências, nos seus diversos aspectos, em um só ambiente físico, através do gerenciamento das ações de resposta integradas às solicitações externas, dinamizando a coexistência harmônica e os controles operecionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto de Polícia Técnico-Científica.

O atendimento é oferecido com rapidez e eficácia ao cidadão por meio do serviço de emergência 190, a fim de garantir atendimento de ocorrências em tempo real e de forma integrada.

Ciodes reúne os centros de operações da Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnico Científica, Polícia Ambiental, Grupo Tático Aerotransportado, Intituto de Administração Penitenciária e Instituto de Defesa do Consumidor. Foi criado com objetivo de centralizar as ifrmações para que os órgãos de defesa possam atuar de forma complementar e harmônica otimizando as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população.

O Ciodes utiliza tecnologia de ponta, como o sistema para transmissão de voz e dados, localização das viaturas de serviço, geoprocessamento e mapa digitalizado de Macapá. Estas tecnologias são integradas através de um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências.

Para viablizar este processo, o Ciodes implantou a solução I/CAD para automação dos recursos de segurança pública (forças policiais) e demais sistemas de assistência (como defesa civil, bombeiros e ambulâncias), fornecida pela Sisgraph, representante exclusiva da Intergraph no Brasil e America Latina. O sistema CAD (Computer Aided Dispatch), baseado na automação de todo o processo entre o atendimento telefônico e o despacho de viaturas, utilizando mapas digitais e dinâmicos, é hoje o mais usado no mundo, tanto em combate e prevenção ao crime como também na otimização de socorro. São mais de 200 clientes em 20 países, protegendo mais de 500 milhoes de pessoas.

O sistema permite que cada solicitação seja analisada rapidamente e que a partir daí, seja providenciado o atendimento de acordo com a natureza da chamada e proximidade das viaturas. A solução da SISGRAPH também permite controle e interação com informações geradas pelas chamadas, que resulta na criação de bancos de dados estatísticos. Isso abre a possibiliade de melhor planejamento de operações para a inteligência policial.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030 - (96) 3212-2101 - contato@pm.ap.gov.br
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International