1º Batalhão


1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - ZONA SUL DE MACAPÁ

 

Comandante:  TENENTE-CORONEL QOPMC PATRICK COSTA ROCHA

 

SOBRE O 1º BATALHÃO:

Oriundo do extinto Comando de Policiamento da Capital e do Interior (CPCI), teve como 1º Comandante o Sr. Cel Eusimar Lima Costa. O 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado através do Decreto Nº 079 de 31 de maio de 1991. A Unidade atualmente está localizada na Avenida Lucimar Araújo Tavares, S/Nº - Conjunto Residencial São José/Novo Buritizal. O Batalhão é comandado pelo Ten Cel Patrick Costa de Rocha.

Para a otimização do policiamento de responsabilidade do Batalhão, o Comandante enfatiza o policiamento estratégico, que é subsidiado através de levantamento de dados estatísticos. Todavia, sua área de atuação foi dividida da seguinte forma: 

Policiamento Ordinário: realiza o policiamento dos 19 (dezenove) bairros da zona sul e parte da Rodovia Josmar Pinto Pereira, nos quais são divididos em 03 (três) áreas de policiamento, a saber: área 01: Santa Inês, Trem, Beirol, Buritizal, Jardim Equatorial, Muca, Araxá e Pedrinhas; área 02: Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, Congós e Novo Buritizal; e área 03: Fazendinha, Igarapé da Fortaleza, Alfaville, Murici, Chefe Clodoaldo e Vale Verde. 

Policiamento da Área Comercial: a área comercial da zona sul de Macapá possui corredores bancários ativos nos bairros Zerão, Buritizal, Congós, Pedrinhas, Araxá e Marco Zero. 

Policiamento Escolar: atua durante o calendário escolar na segurança de aproximadamente 90 (noventa) estabelecimentos de ensino da rede pública e privada da zona sul de Macapá. A OPM tem como limites ao norte a Avenida Feliciano Coelho, ao sul o Distrito da Fazendinha e o Igarapé da Fortaleza, ao leste a orla do Rio Amazonas e a oeste os bairros Novo Buritizal.

O Batalhão desenvolve diversas modalidades de policiamento, como Radio Patrulhamento, Policiamento Ostensivo a pé, Policiamento em motos, Policiamento Comunitário Escolar, Policiamento nos conjuntos habitacionais, Policiamento na área comercial, Policiamento na Feira do Agricultor, Policiamento Patrulha Maria da Penha, dentre outros. De forma contínua, o Batalhão também elabora e executa várias operações na área sul da capital, como Operação Transporte Seguro, Operação Orla Segura, Operação Guardião, Operação Saturação, Operação 24h, dentre outras.

Na sua área também estão presentes vários pontos turísticos de relevância para a cidade de Macapá, tais como: Marco Zero do Equador, a Orla do Araxá, o Estádio Zerão, o Sambódromo, o Museu Sacaca, Praia da Fazendinha.

Durante a sua existência, a Unidade tem cumprido as missões que lhe foram confiadas, sempre com esmero, eficiência e profissionalismo dos seus integrantes. Portanto, fazendo valer o seu papel na manutenção da ordem pública, e a segurança da comunidade, com vista a bem servir e proteger o cidadão.

“GUARDIÃO DA ZONA SUL”


ENDEREÇO:
 Avenida Lucimar Araújo Tavares, S/Nº - Conjunto Residencial São José/Novo Buritizal - Macapá-AP

DISQUE PM(96)99149-8513



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030
(96) 3212-2101
contato@pm.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá