segunda, 14 de setembro de 2020 - 16:26h - visualizações: 2380
PM-AP inicia semana com realização de instruções a militares da Corporação
INSTRUÇÃO
Por: Diretoria de Comunicação da PM-AP
Foto: Divisão de Relações Públicas e Imprensa/7ºBPM
Uma das instruções realizadas foi a de uso de fuzis, ministrada pela COE do Batalhão de Operações Especiais da PM-AP

A Polícia Militar do Amapá inicia esta semana com a realização de instruções para militares da Corporação.
Uma delas é sobre o uso de fuzis 762, que foram doados em julho pelo Exército Brasileiro à PMAP. A instrução foi realizada na manhã do último sábado (12) pela 3ª Cia do 5º BPM, a COE, aos policiais da 2ª Cia do 7º BPM, localizada em Pedra Branca do Amapari.

Os militares lotados no Distrito do Cupixi, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, receberam instruções de montagem, desmontagem e manejo do Fuzil 762; Instrução de Táticas Individuais (ITI), além da prática de tiro.
O treinamentofoi foi coordenado pelo Capitão Valdir, auxiliado pelo Capitão Olímpio, Tenente Moura Silva e Tenente Odirley, uma equipe de instrutores altamente capacitada para disseminar conhecimento nesta área, pois os integrantes possuem cursos operacionais de COC (Operações de Choque), Cate (Ações Táticas Especiais), Gerenciamento de Crises, Socorrista, Resgate, Assalto Tático, Operações Rurais (CPAR), Rapel Tático do Evento, Cinotecnia, Operações Policiais e Sobrevivência na Selva.
As demais Companhias do 7º BPM receberão o respectivo treinamento. No próximo fim de semana será ministtrado para a 4ª CIA, que corresponde aos municípios de Tartarugalzinho e Amapá.

Outro treinamento realizado foi direcionado aos policiais do CERPM do 4º Batalhão, que versou sobre Procedimentos Operacionais Padrão da PM-AP, bem como sobre a doutrina de rádio patrulhamento, que iniciou na manhã desta segunda-feira (14).

A instrução foi ministrada pelo comandante da companhia, Tenente Edelson, e visa reforçar os procedimentos padrão no cotidiano dos policiais, nivelando conhecimentos e assim contribuindo para o aperfeiçoamento das funções de cada policial durante o patrulhamento e abordagens. As instruções foram direcionadas a um número reduzido de militares, atendendo aos protocolos de prevenção da Covid-19.

Outra instrução realizada foi sobre Inoculação do Estresse em Ambiente Controlado, realizada nesta manhã, que aconteceu no Quartel do BOPE-AP, a qual foi direcionada aos Aspirantes Oficiais do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Amapá. A atividade prática faz parte da Disciplina Procedimento Operacional Padrão (POP 019) e Sobrevivência Policial, ministrada pelo Ten. Williman, como parte do Estágio de Adaptação ao Serviço 2020- EAS-2020.

A ferramenta aplicada aos alunos foi a “Paintball”, submetendo-os aos imensuráveis efeitos do estresse com progressiva degradação das habilidades motoras e cognitivas.

A disciplina é uma das maneiras mais eficientes, dentro das possibilidades práticas, de aproximar o aluno de um confronto real.

Esta dinâmica instrucional abrange um amplo campo de objetivos, além de propiciar a inquietação pelos efeitos naturais da psicofadiga, desenvolve sobremaneira no aluno a adaptabilidade a cenários caóticos como o que emerge em um confronto armado, ocasião em que é posto à prova tudo que se buscou massificar no treinamento.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030