quarta, 17 de fevereiro de 2021 - 11:42h - visualizações: 2418
PM-AP realiza solenidade em alusão aos 77 anos de criação
77 ANOS DA PM-AP
Por: Diretoria de Comunicação da PM-AP
Foto: Diretoria de Comunicação da PM-AP
A Polícia Militar do Amapá realizou na manhã desta quarta-feira (17) a solenidade simbólica em alusão aos seus 77 anos de criação. A cerimônia aconteceu no Auditório Major Rogério e contou com a presença do Governador do Amapá, Waldez Góes, e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Coronel Carlos Souza, além do Comandante-Geral da PM-AP, Coronel Matias.
Durante a solenidade simbólica, foi realizada a entrega do Certificado ao Policial Padrão ao Cabo Samuel Ferreira Barbosa, lotado no 2º Batalhão da Polícia Militar.

A cerimônia contou também com a entrega das novas luvas e insígnias aos policiais militares que representaram os 177 PM´s recém promovidos.

História da Polícia Militar do Amapá
A Polícia Militar do Amapá foi criada no dia 17 de fevereiro de 1944 pelo então Governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes. A Instituição foi elevada ao status de Polícia Militar no dia 26 de novembro de 1975 com a criação da Lei nº 6.270, pelo Presidente da República Ernesto Geisel com a finalidade de manter a ordem pública, com base aos preceitos de disciplina e hierarquia.

A Polícia Militar do Amapá teve como primeiro Comandante Geral o Oficial oriundo do Exército Brasileiro José Índio Machado.

O serviço prestado pela Corporação era feito através do Comando de Policiamento da Capital e do Interior (CPCI), que contava com quatro Companhias na Capital e uma Companhia no Interior, além de um Grupamento de Incêndio.

Atualmente, a Polícia Militar do Estado do Amapá está sob o Comando do Coronel José Paulo Matias dos Santos. Seu efetivo conta com mais de 3.500 policiais militares e 14 Batalhões, distribuídos na capital e no interior. Sua missão é realizar o policiamento ostensivo fardado, visando à preservação da ordem pública, por meio de práticas preventivas e repressivas imediatas da criminalidade, que assegurem o exercício dos poderes constituídos e que proporcionem a segurança social, com a nobre missão de servir e proteger a população do Estado do Amapá.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PM-AP - Polícia Militar do Estado do Amapá
R. Jovino Dinoá, 3671 - Beirol, Macapá - AP, 68902-030
(96) 3212-2101
contato@pm.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá